Eu quero deixar com você uma simples e singela verdade.
Não há caminho para a vida exceto pela morte.
Não há caminho para o poder exceto por meio da fraqueza e quebrantamento.
Não há caminho para a plenitude exceto por meio do esvaziar.
Não há caminho para o pleno frutificar exceto por meio do podar.
Não há caminho para a exaltação exceto por meio da humilhação.
Não há caminho para o trono exceto se sua vida for lançada por terra.
Não há caminho para conhecer a glória de Deus em plenitude exceto por meio da comunhão de seus sofrimentos.
A chave verdadeira para a vida transbordante, para a vida mais abundante, a vida de ressurreição, não é quanto eu vivo, mas quanto eu morro.
O problema não é como viver a vida cristã; o problema é como morrer.
Se você tiver o segredo de morrer com Cristo, você não terá de aborrecer a mente sobre como viver a vida cristã.
Lance Lambert

CRENTE OU SANTO?

Por: Glenio Fonseca Paranaguá

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 1Coríntios 1:2
Crente é todo o que crê. Há muita gente que é crente em muitas coisas. E há muitos que são crentes em Deus, que jamais foram santos. Os demônios, segundo a Bíblia, são crentes: Tu crês que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. Tiago 2:19. Está claro que ser crente não diz muito. Houve uma época na história da igreja, em que esta palavra estava relacionada com as pessoas que tinham uma experiência real com Deus, mas agora, ela perdeu por completo as evidências daquela acepção. Qualquer pessoa que faz parte de uma igreja qualquer, pode se denominar crente. E de fato, ser crente não significa muito. Ora, estando Jesus em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome. Mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos, e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois ele bem sabia o que era a natureza humana. João 2:23-25. Estes aqui eram crentes em Jesus a partir dos sinais que haviam visto. Eles ficaram crentes em virtude dos fatos miraculosos. Há muitos crentes deste naipe. E creu até o próprio Simão e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam. Atos 8:13. Este é um típico crente que muda de sistema a partir de seu convencimento interesseiro. Desde o momento que fica certificado das vantagens lucrativas acaba concluindo em conformidade com os proveitos que possa usufruir. É claro que esta crença sempre tem um tempo delimitado em virtude dos fracassos.
Simão, o mágico, ficou crente por causa dos seus objetivos econômicos. Hoje, muitos se tornam crentes em virtude de algum benefício particular que merece sua atenção especial. Há alguns que se credenciam ao papel de crente porque buscam uma cura, outros andam atrás das bênçãos da prosperidade. Este é um terreno muito minado. Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois; então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinas nas nossas ruas; e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Lucas 13:24-27. Não basta confessar o nome do Senhor e ser membro de uma igreja cristã; é preciso passar por uma experiência radical de novo nascimento, que implica na prática viva da santidade interna. O cristão é chamado para viver uma vida sobrenatural, e a ele foi dado o poder para viver essa vida. Ser cristão de fato não é ser mero crente religioso, mas ser um santo de verdade.
Muita gente ridiculariza a identificação cristã de santo. Numa igreja solicitamos que as pessoas santas levantassem as mãos. Ninguém se apresentou. Todos ali eram crentes, mas ninguém queria ser confundido com um santo. Mas Deus nos chamou para sermos santos. Num sentido, os santos do Senhor são um povo à parte. Santo significa separado. Deus em Cristo tem separado o seu povo de um modo peculiar. O Salvador Jesus Cristo se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Tito 2:14. Este povo separado é um povo santo, e sem santidade ninguém poderá ver o Senhor.
Por outro lado, santo significa único. A singularidade de uma vida santa implica na sua identidade com a vida de Cristo. O santo é uma pessoa que foi salva completamente da pena do pecado, pela obra maravilhosa de Cristo na cruz, e que está sendo salvo do poder do pecado pela vida soberana de Cristo no seu interior. São réplicas individuais e únicas da vida de Cristo. São retratos ambulantes de Cristo, por isso, são chamados de cristãos. Deus nos salvou para nos tornar santos, não felizes. Algumas experiências podem não contribuir para nossa felicidade, mas tudo pode contribuir para nossa santidade. Ninguém pode ser salvo sem ser feito santo. Todo salvo é santo, e todo santo é salvo.
A santidade não deve ser vista em termos de êxtase do homem, mas em termos do caráter de Cristo revelado no viver diário. Não é uma perfeição comportamental de acordo com os padrões estabelecidos pela lei, mas a vida dependente totalmente da graça de Cristo. O santo não é alguém impecável ou perfeito em sua conduta, mas alguém que foi perdoado por inteiro na pessoa de Cristo e que vive em total dependência na suficiência de Cristo. O santo é aquele que só confia em Cristo para sua salvação; só depende de Cristo para sua edificação e só espera em Cristo para sua completa transformação. O segredo da santidade é estar ocupado de coração com o próprio Cristo. Se Cristo vive em mim, a plenitude de sua vida expressa no meu coração, demonstra a realidade íntima da santidade genuína.
A salvação cristã envolve a morte do velho homem, servo do pecado, juntamente com Cristo. Para que isto se tornasse realidade, Cristo nos atraiu a si mesmo quando foi levantado na cruz, incluindo-nos em seu corpo santo a fim de nos levar a morrer com ele. Mortos no corpo de Jesus Cristo crucificado, somos recebidos como filhos de Deus, mediante a vida de Cristo que nos é dada na ressurreição.
Cristo vivendo pela fé em nosso ser, é toda a profundidade da santidade cristã. Assim, a santidade de Cristo não é uma pregação para impressionar as pessoas, mas a própria vida dele refletindo o seu valor. O frasco cheio de perfume revela a sua qualidade quando é aberto ao olfato. Fica patente a todos a reputação deste aroma pelo seu fixador. O cheiro de Cristo perdura na qualidade da vida.
Jacó ao trapacear o seu pai Isaque, usou as roupas de seu irmão Esaú para revelar o odor característico daquele homem do campo. Sua tática foi astuta. Mas a voz deixou marcas inconfundíveis. A hipocrisia aparenta uma falsa piedade que consegue iludir muita gente cega, como Isaque. Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra. Tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Tito 1:16, 2Timóteo 3:5a.
O projeto de Deus visa transformar o homem velho, natureza perversa, em um novo homem, criado em Cristo Jesus, em perfeita santidade, para ser santo. De acordo com as Escrituras, é impossível ser justificado pela fé e não experimentar o começo da verdadeira santificação, porque a vida espiritual transmitida pelo Espírito no ato da regeneração (que introduz o novo poder para crer) tem afinidade moral com o caráter de Deus e contém em si o embrião de toda santidade. Se Deus justificasse uma pessoa e não a tornasse santa, estaria justificando uma pessoa que não poderia ser glorificada. Mas, se Cristo nos justifica pela sua obra redentora, com certeza que ele nos santifica por sua vida operante em nossos corações. Não há maneira pela qual, por nós mesmos, possamos gerar salvação. Nossa salvação é Cristo. Não há maneira pela qual possamos ser bons. Nossa bondade é Cristo. Não há maneira pela qual possamos ser santos. Nossa santidade é Cristo. Está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1Pedro 1:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário